Pela segunda vez neste mês de dezembro, as equipes da Prefeitura Municipal de Ipiaú atuam intensivamente, sob o comando da prefeita Maria das Graças, no atendimento à população devido as enchentes, decorrentes das chuvas torrenciais no início de dezembro e a defluência de água de uma barragem da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) neste último domingo, 25.
As secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Infraestrutura; Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Saúde, estão na linha de frente dando todo o auxílio necessário às vítimas, enquanto as demais pastas ficam na retaguarda auxiliando no que for possível.
Por sua vez, a prefeita Maria das Graças buscou recursos juntos às autoridades governamentais do estado para minimizar as consequências dos desastres. A prioridade foi garantir água potável, alimentação, material de higiene, agasalhos e colchões para as famílias diretamente afetadas.
Após os primeiros atendimentos, inclusive ações de resgate, as 1.608 pessoas atingidas, sendo estes 485 desabrigadas e 1.123 desalojadas, foram conduzidas para alojamentos provisórios, onde recebem três alimentações diárias, fornecidas pelo Desenvolvimento Social e produzidas na Cantina Central, pela equipe da Secretaria de Educação. Também receberam água potável, donativos, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, além de informações sobre acesso às vacinas para aqueles que tiveram contato com a água da enchente.
A Secretaria de Agricultura e meio Ambiente forneceu leite in natura. A Prefeitura também tem procurado avaliar situações e retirar pessoas que habitam em locais que oferecem riscos, além de adotar outras medidas de segurança.
As secretarias de Infraestrutura e do Desenvolvimento e Serviços Públicos, estão mobilizadas desde os momentos iniciais da enchente e prosseguem em plena atividade nos serviços de remoção do lamaçal deixado pelas inundações e na restauração de alguns pontos da cidade que sofreram danos com o desastre ambiental.
Dando continuidade ao seu plano de contingência relativo ao enfrentamento aos desastres, a Secretaria de Saúde vem atendendo a população vulnerável que se encontra nos alojamentos e em domicílios, assim como distribuindo hipoclorito de sódio, avaliações da qualidade (potabilidade) da água, inspeções em estabelecimentos, além de orientações preventivas contra a leptospirose, doença infecciosa transmitida ao homem pela urina do rato.
A urina dos roedores, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar.
No cronograma de ações da Prefeitura, neste momento de emergência, constam ainda a recuperação de estradas, vias públicas que sofreram danificações, consertos de pontes, e outros procedimentos necessários. O 2° Subgrupamento de Bombeiros Militar e a Comissão da Defesa Civil está desde o início apoiando as ações das equipes da gestão neste período, não medindo esforços para atender as famílias atingidas, adotando soluções imediatas e medidas preventivas.
José Américo / Departamento de Comunicação Social PMI
Mín. 20° Máx. 34°