Conhecendo as necessidades e os desafios da saúde de Ipiaú, o Governo Participativo tem dado especial atenção para a Assistência Farmacêutica no município.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando além dos medicamentos que constam na RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), uma série de novos itens que fazem grande diferença no tratamento de várias patologias, incluindo as mais agudas.
Na rede de Atenção Básica, foram incluídos 60 novos tipos de medicamentos para serem dispensados à população, entre antitérmicos, analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos, anticoncepcionais, antialérgicos e medicamentos para o tratamento da diabetes.
A Secretária de Saúde Meirinha Alves, confirma que desde o início da gestão, por orientação da Prefeita Maria das Graças, elegeu como prioridade a oferta de medicamentos gratuitos e tem investido uma quantia substancial de recursos na aquisição para que a população seja prontamente assistida nas Unidades de Saúde, Assistência Farmacêutica (medicamentos especializados/alto custo), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CAPS e Centro de Atenção Psicossocial.
Além dos 200 medicamentos que são obrigatórios no município, os novos itens incorporados ao estoque da secretaria, foram adquiridos mediante a necessidade da população e as prescrições se deram após um levantamento realizado.
Mín. 19° Máx. 27°