Prosseguindo com o trabalho de busca ativa dos moradores em situação de rua para o encaminhamento às suas famílias e localidades de origem, a Secretaria de Ação Social do Município de Ipiaú, através do CREAS, identificou recentemente um grupo que estava ocupando um espaço na Praça Rui Barbosa. Diante do conglomerado, a equipe solicitou a presença da Vigilância Sanitária, que mediu a pressão arterial das seis pessoas que ali se encontravam e as orientou sobre a importância de se prevenirem contra a pandemia do Coronavírus.
A ação também contou com o apoio da Polícia Militar e foi concluída com o encaminhamento de cada membro do grupo para as suas respectivas famílias, sendo que estas foram previamente contactadas. Duas pessoas tinha familiares em Ipiaú, enquanto outras duas são de Ubatã e as demais de Ubaitaba e Ilhéus. Na quinzena anterior, três outros moradores de rua foram encaminhados para o encontro dos seus familiares em Ibirataia e Ubatã.
Os deslocamentos são feitos por uma equipe do CREAS e nessas ocasiões, todos usam equipamentos de proteção individual (EPI). As ações de busca ativa tem acontecido de forma mais intensa devido a situação de pandemia e se repetirão na medida em que novos moradores de rua forem localizados e identificados. (José Américo Castro /Dircom Prefeitua de Ipiaú)
Mín. 20° Máx. 34°