O diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e as hepatites, tem acesso cada vez mais facilitado pela Prefeitura Municipal de Ipiaú. Disponibilizados gratuitamente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os testes rápidos são realizados nas 14 Unidades Básicas e têm os resultados liberados na hora após a realização.
A Secretária de Saúde, Meirinha Alves, destaca que o combate a essas doenças está na prevenção e no diagnóstico precoce. “A ampliação do acesso da população às ações de promoção da saúde e detecção precoce das principais Infecções Sexualmente Transmissíveis, é uma das marcas da gestão. Desde que assumimos, a pasta vem aumentando a oferta desses testes”, lembra Meirinha.
Os testes são ofertados para todos os públicos. Menores de 18 anos devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Além da transmissão através do contato sexual com a pessoa infectada sem o uso do preservativo, no caso do HIV existem outras formas de contágio: contato direto com sangue contaminado por meio de seringas, agulhas e transfusões sanguíneas ou da mãe infectada com o vírus para o filho durante a gravidez, o parto e aleitamento.
Nos casos positivos, pacientes diagnosticados com HIV são encaminhados para a SAE que fica na Policlínica Municipal; os pacientes com hepatite são encaminhados para o Serviço de Hepatologia e, os pacientes com sífilis podem ser tratados e acompanhados diretamente nas unidades. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)
Mín. 19° Máx. 21°