Em reunião ordinária, realizada na tarde da última segunda-feira (4), o Conselho Municipal de Política Cultural de Ipiaú (CMPCI), presidido pelo jornalista José Américo da Matta Castro, deliberou pela aprovação do seu Regimento Interno e fez alguns encaminhamentos para a pauta da próxima reunião.
O encontro na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Silva Jardim, centro da cidade, contou com a participação da maioria dos conselheiros titulares e se estendeu por um período de quase duas horas consecutivas. Do regimento aprovado, constam cinco títulos, 15 capítulos e 36 artigos.
Após a leitura da minuta do documento, representantes da sociedade civil e órgãos governamentais emitiram suas considerações sobre o texto. Ficou esclarecido que o conselho é um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento da administração pública em relação à política pública de cultura local, instituído por Lei Municipal.
As atribuições do Conselho foram amplamente discutidas e esclarecidas, principalmente no que se refere às diretrizes para as políticas de cultura voltadas à proteção e à preservação de obras e manifestações de valor cultural, histórico e artístico, bem como a preservação de bens arquitetônicos e paisagísticos da cidade.
Dentre os encaminhamentos para a próxima reunião, constam as questões da reativação do Museu do Lavrador e a utilização dos prédios do Rio Novo Tênis Clube e do antigo Mercado Municipal, na Praça Dr. Salvador da Matta, como espaços culturais permanentes. (Dircom/Prefeitura)
Mín. 19° Máx. 21°