A primeira etapa da Virada Cultural do Centenário de Euclides Neto, realizada nos dias 28 e 29 de março, na Fazenda do Povo, foi marcada por momentos de grande emoção e valorização da cultura regional. O evento, promovido pela Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em contrapartida aos editais federais da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, através do Ministério da Cultura, reuniu artistas locais e contou com a presença da comunidade, prefeita Laryssa Dias, do vice-prefeito Orlando Santos e de toda a equipe da secretaria de cultura.
Na noite de abertura, o público foi brindado com uma exposição de artes plásticas do arista , Danilo Almeida. Em seguida, apresentações musicais de Adriano Ryos, Larissa Souza, Vicente da Silva Andrade no audiovisual e Luiz Terra Nova fecharam a noite com chave de ouro.
O segundo dia da Virada Cultural começou às 14h, com exposições de artesanato e artes plásticas de Marcella Almeida, Paty Almeida, que encantaram os presentes. Ao longo da tarde e noite, o público conferiu diversas apresentações artísticas, como a dança de Andressa e o podcast de Edilson Nascimento. À noite, a programação teve início com Desfile Raízes e Ritmos da Artesã Paty Almeida, trazendo a resistência do Reggae em cores, música e beleza, a vídeo-dança de Joalisson Andrade, com marcou a noite com uma direção de arte incrível com o tema E os da memória, e as apresentações musicais de Lucas Moraes, Netinho Cabral e Caio Alves de Novaes. Celebraram a identidade da viola do sertanejo, e dos causos de violeiro que com a música falam do Brasil e seus encantos.
O encerramento ficou por conta da sanfona raiz de Andinho Brito, que fez a plateia, dançar.
A prefeita Laryssa Dias destacou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local:
“Ipiaú tem uma riqueza cultural enorme e a Virada Cultural é um momento de valorização e reconhecimento dos nossos artistas e tradições. É gratificante ver a comunidade prestigiando e se emocionando com essas apresentações. Nosso compromisso é fortalecer ainda mais a cultura de Ipiaú”, afirmou a prefeita.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Caio Braga, ressaltou o impacto da Virada: “Estamos muito felizes com o resultado dessa primeira etapa. A Virada Cultural é uma celebração da arte e um espaço de encontro e troca de experiências para nossos artistas. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa festa cultural”, declarou.
A segunda etapa da Virada Cultural está marcada para os dias 10, 11 e 12 de abril, na Praça Ruy Barbosa, prometendo mais atrações e fortalecimento da cultura e tradição de Ipiaú e região. Não perca!
Confira a galeria de fotos do evento.
Michel Querino / ascom PMI
Fotos: Janaína Castro