A prefeita Maria das Graças esteve recentemente no Bairro ACM, juntamente com a secretária municipal de Infraestrutura, Andrea Suzart, para acompanhar de perto a etapa final da obra de macrodrenagem, executada pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). As três etapas teve um investimento de R$5.711.191,46. O projeto tem como principal objetivo solucionar os recorrentes problemas de alagamentos que afetam a comunidade durante o período chuvoso, garantindo mais segurança, qualidade de vida e valorização urbana para os moradores. A estrutura conta com uma travessia de cerca de um quilômetro e trezentos metros sob a BR-330, utilizando método não destrutivo, além de componentes técnicos modernos que garantirão maior eficiência no escoamento das águas pluviais.
Durante a visita, Andrea destacou que, paralelamente à obra estadual, a Prefeitura está executando, com recursos próprios, uma intervenção complementar de microdrenagem no bairro. Esse sistema adicional, que custou R$510.358,90, tem como objetivo otimizar o escoamento das águas, direcionando-as de forma eficiente para a macrodrenagem, evitando assim pontos de acúmulo nas ruas e preservando a infraestrutura urbana local.
A prefeita Maria ressaltou que a união de esforços entre Estado e Município reflete um compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade. Enquanto a macrodrenagem oferece soluções para volumes maiores de água, a microdrenagem garante que o sistema funcione de maneira integrada e eficiente. A gestão municipal segue acompanhando cada etapa do projeto, reafirmando seu compromisso com obras que impactem diretamente a qualidade de vida da população e contribuam para o crescimento ordenado de Ipiaú.
Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú
Fotos: Janaína Castro
Mín. 20° Máx. 34°