O Colégio Celestina Bittencourt, através da Secretaria Municipal de Educação de Ipiaú, celebrou na última quarta-feira (21), o dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Para encerrar as atividades desenvolvidas em classe pelos alunos, foi realizado um desfile com o tema “Amor não tem cor”. O evento aconteceu no auditório do colégio, tendo a participação do Secretário Alan Vitorino e demais profissionais da Educação.
Cada passo apresentado pelos alunos, através das danças africanas remonta parte da história do Brasil. Com movimentos precisos ao som de tambores, eles deixaram o ritmo levar o corpo e formam um círculo. Sem coreografia imposta, elas improvisaram inspiradas nos gestos estudados sobre a celebração.
Para absorver a pluralidade cultural, os educadores do Colégio Celestina Bittencourt, dedicaram parte das aulas para que os alunos rebuscassem nos diversos meios de pesquisas, informações que servem de base para reproduzir cenários típicos que compõem a consciência negra.
“Há uma riqueza na dança, na cultura, na religião, no estilo dos conhecimentos africanos. É importante trabalhar essa parte da história com os alunos do município, para apurar os seus olhares, traçando um paralelo sobre o ontem e quais caminhos assume hoje”, ressalta o Secretário de Educação, Alan Márcio Vitorino.
Mín. 20° Máx. 34°