A Praça da Ciência de Ipiaú, vem contribuindo com a aprendizagem de jovens estudantes da rede municipal de ensino e também de alunos da rede particular. Sob o monitoramento de Adriana Marques, grupos de estudantes visitam o espaço, localizado na Praça Orlando Cardoso – Bairro Conceição e vivenciam na prática, o que é ensinado em sala de aula.
Nesta segunda (19), estudantes da Escola Municipal Edvard Santiago, estiveram no local para conhecer os diversos instrumentos lúdico-pedagógicos destinados ao ensino de conceitos científicos da Física, Astronomia, Ciências, Educação Ambiental, entre outros campos de estudo.
A comunidade ipiauense também pode desfrutar dos equipamentos para mergulhar no mundo científico e fazer novas descobertas. “Trata-se de um espaço democrático, um patrimônio que pode ser utilizado por todos”, pontua a monitora. No entanto, Adriana ressalta que para usar os instrumentos, as escolas interessadas numa aula multidisciplinar, devem fazer o agendamento na Secretaria de Educação.
A Praça da Ciência foi inaugurada em setembro deste ano, em clima de festa, numa parceria entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e Prefeitura Municipal de Ipiaú, gestão Maria das Graças. O equipamento público conta com oito equipamentos lúdicos/científicos, proporcionando ao jovem a oportunidade de aprender brincando e interagindo. “Essa ação faz parte do nosso planejamento de revitalização dos espaços públicos para garantir mais opções de lazer e diversão para as famílias. Nosso pedido é que cuidem e zelem, que é um patrimônio do povo”, disse Maria.
Mín. 20° Máx. 34°