Aconteceu na manhã de ontem, quarta-feira, 12 de julho, no auditório da Igreja Batista Sete de Setembro, a cerimônia de formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Na oportunidade 450 alunos do 5º ano de oito escolas das redes pública e privada de ensino de Ipiaú, receberam os certificados de conclusão das aulas neste programa que objetiva capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Outros 555 estudantes do 7º ano que participaram do Proerd durante o semestre passado receberam a certificação em suas próprias unidades escolares, sendo elas: Escola José Lessa de Moraes, Colégio Ângelo Jaqueira, Colégio Celestina Bittencourt e Escola de Gestão Compartilhada Altino Cerqueira. Durante a solenidade também aconteceu a premiação dos estudantes que se destacaram com as melhores redações a respeito do tema” Prevenção às Drogas e à Violência.
Dentre outras autoridades presentes no evento estavam o Ten Cel Jocevã, Comandante da 55ª CIPM, a secretária municipal de Educação, Erlandia Souza, o vice-prefeito Cezário Costa, a secretária de saúde, Laryssa Dias, a secretária de Desenvolvimento Social , Rebeca Câncio, e o Tenente BM Arnaldo Silva , Comandante da Companhia de Bombeiros Militar de Ipiaú.
MILHARES DE ALUNOS ATENDIDOS
Ao longo do semestre 1.005 alunos aprenderam através das aulas ministradas pelo Sargento PM Sueli Reis dos Santos, juntamente com os soldados Isaque Bulhões Caló e Adinailson Macêdo, a desenvolverem a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O Programa Educacional de Resistência às Drogas foi implantado nesta região em 2015 e desde então já capacitou 8.000 alunos.
O entrosamento entre a escola, a família e a Polícia Militar tem sido fundamental para o sucesso do Proerd que na área da 55ª CIPM, é coordenado pelo Subtenente PM José Carlos dos Santos Dias. Pela Rede Municipal de Ensino participam do Proerd as escolas Florentino Pinheiro, Edvaldo Santiago, José Mendes, Agostinho Pinheiro, Adélia Matta e Leovícia Andrade. Da rede privada constam o Colégio Dom Bosco e a Escola Nova Geração.
PREMIAÇÃO
Coube à aluna Lara Lemos M. Barreto, da Escola Municipal Edvaldo Santiago, o mérito de ter feito a melhor redação do tema proposto pelo Proerd. Como prêmio ela ganhou uma bicicleta. O segundo lugar que teve como prêmio um tablete ficou com a estudante Julia Santana de Andrade, da Escola Municipal Leovícia Andrade. Igual premiação foi dada à aluna Julia Nunes, da Escola Nova geração, pela conquista do terceiro lugar.
Bianca Brito Cardoso, da Escola Municipal Adélia Matta, foi a quarta colocada, enquanto Esthefany Nascimento, da Escola Municipal José Mendes de Andrade, ficou com o quinto lugar. Vale salientar que os prêmios para as três primeiras colocadas foram ofertados pela Secretaria Municipal de Educação. Outro momento marcante na solenidade de formatura foi a coreografia da Canção Proerd executada pelos alunos e instrutores. Leo, o mascote do programa, foi atração no evento que reuniu cerca de 700 pessoas.
José Américo Castro ( Decom-Prefeitura de Ipiaú)
Fotos-Maicon
Mín. 21° Máx. 26°