Antecedendo a Conferência Municipal de Saúde, prevista para o próximo dia 22, a Secretaria de Saúde de Ipiaú reuniu na última quinta-feira, 16, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, a sua equipe multiprofissional para analisar os Indicadores do Previne Brasil, referentes ao terceiro quadrimestre de 2023, e discutir outros temas que qualificaram ainda mais os membros das equipes de saúde da família e colaboradores que estão diretamente atendendo as necessidades de saúde da população, com muita dedicação e profissionalismo.
A secretária municipal de Saúde, Laryssa Dias, explica que a cada três meses as equipes da pasta se reúnem para avaliação dos resultados obtidos, verificação do alcance das metas e também estimular aquelas equipes que obtiveram os melhores resultados. “Cada dia mais a gente alcança uma nova meta e traz outras para buscar alcançá-las”, destacou a secretária. Laryssa Dias lembra dos investimentos que a prefeita Maria das Graças tem feito na Saúde, a exemplo do Telessaúde nas unidades, com a aquisição de computadores, câmeras de webcam, para que o profissional na unidade possa fazer uma teleconsulta com especialistas que estejam em outros centros e assim tornar a atenção básica local bem mais resolutiva.
Outro investimento vem sendo feito com relação à capacitação e qualificação da equipe. As unidades de saúde contam com dentistas e médicos para garantir um melhor atendimento à população. Durante o encontro foi entregue o troféu destaque a Equipe da Unidade de Saúde da Família Wanderley Nascimento Farias por ter alcançado os melhores índices de Saúde do município de Ipiaú. Os profissionais desta unidade relataram a experiência que lhes proporcionou alcançar bom desempenho no Programa Previne Brasil.
Também foram analisados os dados de produção e-SUS da equipe profissional das Unidades de Saúde da Família de Ipiaú, relatório anual 2022, e avaliados os dados e-SUS odontologia do referido período, assim como os dados epidemiológicos da tuberculose em Ipiaú. O Previne Brasil foi instituído há dois anos e, durante o período de adaptação, os gestores também tiveram o desafio de enfrentar uma pandemia sem que a população ficasse desassistida.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
José Américo / Decom Prefeitura Ipiaú
Decom Prefeitura de Ipiaú / Janaina Castro
Mín. 20° Máx. 34°