Por meio da equipe da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, a Secretaria de Saúde do município de Ipiaú realizou uma série de ações em alusão ao “Janeiro Roxo”, mês que simboliza o combate e conscientização da hanseníase, doença crônica, infectocontagiosa, popularmente conhecida como lepra, que causa lesões de pele e danos aos nervos.
Ao longo de todo este mês, foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, palestras, panfletagem, avaliações e outros procedimentos que objetivaram intensificar a busca ativa de doentes e ampliar a detecção precoce e prevenção da doença.
Na manhã da última quinta-feira, 26, a Secretaria de Saúde realizou mais uma ação educativa nesse sentido. A blitz de conscientização na Praça Rui Barbosa, centro da cidade, chamou a atenção da comunidade e foi de extrema importância para que as pessoas que por ali circulavam tivessem mais informações sobre a doença cuja transmissão ocorre pelas vias aéreas superiores após contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento.
Alguns dos sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica e tátil e à dor. Podem surgir, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nádegas e pernas.
Transmitida pelo ar, por meio do espirro ou tosse, e pela saliva, após contato próximo com um doente sem tratamento, a hanseníase, pode demorar para se desenvolver. Ao identificar sintomas, é essencial procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e início dos cuidados. A hanseníase tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza diagnóstico e tratamento gratuitamente.
( José Américo Castro/Ascom-Prefeitura de Ipiaú).
Mín. 20° Máx. 34°